Futebol e traumas maxilofaciais

Traumas maxilofaciais são frequentes no futebol. Conheça alguns dados sobre o assunto.

Ontem, dia 22 de novembro, no jogo da Argentina contra a Arábia Saudita, o jogador Al-Shahrani se acidentou ao colidir com o goleiro Al-Owais. O jogador já passou por cirurgia e passa bem, mas provavelmente ficará de fora da copa em decorrência do trauma. Estudos indicam que o futebol é um dos esportes com maior número de traumas maxilofaciais, portanto trouxemos alguns dados interessantes para os amantes do esporte e da cirurgia maxilofacial:

No estudo Lesões maxilofaciais decorrentes da prática de atividades esportivas: um estudo transversal foram analisados 793 pacientes que sofreram algum tipo de lesão da face durante a prática esportiva. Destes 793 pacientes, 644 se acidentaram jogando futebol, cerca de 87%. Foi constatado que a maioria das lesões ocorrem no terço médio da face, na parte central do rosto. Ainda segundo o estudo:

  • 33,4% ocorreram nos tecidos moles
  • 32,1% foram lesões dentoalveolares
  • 30,9% foram fraturas simples
  • 3,7% foram fraturas múltiplas

Em outro estudo, Traumas da face em esportes, 169 casos foram avaliados para compreender quais regiões da face costumam ser mais afetadas nesse tipo de lesão. Foi constatado que:

  • 35,9% das lesões ocorreram na área do nariz;
  • 33,5% na área orbital;
  • 30,5% no crânio;
  • 12,6% na maxila e
  • 7,2% na mandíbula

Outros esportes que demonstraram risco de acidentes maxilofaciais foram o ciclismo, esportes que envolvem bolas, lutas e o skate. Além de um bom preparo para praticar o esporte, é importante que jogadores sempre façam o uso correto dos equipamentos de proteção. Nesse artigo do site Torcedores.com é possível encontrar informações completas sobre os equipamentos utilizados no futebol. 

Por fim, se você é um cirurgião ou doutor interessado no tema, indicamos a publicação Current Sports Medicine Reports, voltada para artigos científicos sobre medicina esportiva.

Referências:

Al Shahrani, da Arábia Saudita, fratura a mandíbula, é operado e deve perder restante da Copa. Terra esportes.

Grillo, R. et al. Which sports have a higher risk of maxillofacial injuries?. Journal of Stomatology, Oral and Maxillofacial Surgery (2022)

Pereira, R.C. et al. Maxillofacial injuries resulting from the practice of sports activities: a cross-sectional study. Research, Society and Development, V. 10, N. 12. (2021)

Leinhart, J. et al. Facial Trauma in Sports. Current Sports Medicine. V. 16, Issue 1. (2017)

Proteção: Saiba quais são os principais equipamentos de segurança no futebol. Portal Torcedores.com

    Write a comment
    Open chat
    1
    Olá!
    Como podemos te ajudar?