Entendendo os Implantes Personalizados da CPMH.

Introdução

O edentulismo, ou ausência de dentes, é uma condição que pode afetar significativamente a saúde bucal e a qualidade de vida do paciente. A falta de dentes pode levar a uma série de problemas, como a remodelação progressiva dos rebordos alveolares, diminuição da capacidade mastigatória, disfunções fonéticas e estéticas. A atrofia dos maxilares pode complicar a reabilitação oral com próteses dentárias convencionais ou implantes dentários endósseos (NEMTOI et al., 2022).


História dos Implantes

As primeiras tentativas de tratamentos reabilitadores para grandes áreas edêntulas foram feitas através dos implantes subperiosteais. No entanto, devido às dificuldades em posicioná-los e às altas taxas de complicações, os implantes subperiosteais foram substituídos pelos implantes dentários endósseos, que se mostraram uma solução bem-sucedida e confiável para a restauração protética (MANGANO et al., 2020).


Tecnologia Atual: Implantes Personalizados

Com o avanço da tecnologia, os implantes personalizados surgiram como uma abordagem menos invasiva para o tratamento de maxilares atróficos. Estes implantes são feitos sob medida, utilizando tomografias do paciente, confeccionados em liga de titânio grau 23 (MOMMAERTS, 2017; GELLRICH et al., 2017). A técnica cirúrgica para implantes personalizados pode ser realizada em uma única sessão, e a reabilitação protética pode ser imediata, tornando o processo mais rápido e menos traumático (NEMTOI et al., 2022).


O que é um Implante Personalizado?

O implante personalizado é uma estrutura feita sob medida, projetada para a fixação em osso basal. Ele é fabricado utilizando uma liga de alta resistência e biocompatibilidade, o Titânio/Alumínio/Vanádio 64 ELI. O processo de fabricação do implante personalizado combina métodos aditivos e subtrativos, e as superfícies dos implantes recebem diferentes tratamentos para otimizar a resposta tecidual.


Planejamento do Implante Personalizado

A qualidade do exame tomográfico é crucial para o planejamento do implante personalizado. Para a maxila e a mandíbula, são necessários procedimentos específicos de tomografia, considerando a presença de marcadores e a extensão do osso.


Conclusão

Os implantes personalizados representam uma evolução significativa na área de reabilitação oral, oferecendo uma solução mais precisa, menos invasiva e mais eficaz para pacientes com edentulismo. Com a combinação de tecnologia avançada e planejamento cuidadoso, os pacientes podem esperar resultados duradouros e uma melhoria significativa na qualidade de vida.

    Write a comment
    Open chat
    1
    Olá!
    Como podemos te ajudar?