Cinco formas como a IA está revolucionando a odontologia

A IA está transformando a odontologia e permitindo que os dentistas forneçam tratamentos mais precisos e personalizados para cada paciente. Aqui estão cinco formas em que a IA está revolucionando a odontologia:

Detecção de doenças orais: segundo matéria publicada pelo Jornal Dentistry, num estudo cujo objetivo era utilizar o deep learning para a detecção de lesões orais potencialmente cancerígenas o sistema de IA conseguiu uma precisão de 87% para detectar lesões e 78% para detectar as lesões que precisavam ser encaminhadas para tratamento.

Planejamento de tratamento personalizado: se você é dentista, é possível que já esteja usando a IA sem saber! Provavelmente você conhece ou utiliza no seu consultório um scanner 3D. Sabia que muitos deles se utilizam de IA para completar seus modelos 3D no momento do escaneamento? Se ainda não tem o seu já fica a dica do AOral Scan.

Intervenções cirúrgicas mais precisas: além da IA poder ser usada para criar um mapa detalhado da boca e dentes do paciente, ajudando a planejar e executar tratamentos com maior precisão, ela também pode utilizar o machine learning para, por exemplo, detectar o risco cirúrgico dos pacientes. É o que esses dois cirurgiões ortopédicos do NHS – National Health Service, o sistema de saúde do Reino Unido – fizeram.

Monitoramento de saúde bucal: a IA pode ser usada para monitorar a saúde bucal do paciente, acompanhando as mudanças e detectando problemas em um estágio inicial. Como descrito nesse artigo no qual foi utilizada para a detecção precoce de lesões por cáries nos pacientes.

Simulação e educação: finalmente, a IA pode ser usada para criar simulações virtuais de procedimentos odontológicos e ajudar na educação e treinamento de dentistas e estudantes de odontologia. Com a ajuda da IA, os dentistas podem simular vários cenários e testar diferentes abordagens para um caso específico. Isso pode ajudar a melhorar a precisão e a eficiência dos procedimentos odontológicos.

Acreditamos que a parte humana é indispensável para a medicina, para a ciência e para diversas outras áreas. Também acreditamos que as inteligências artificiais possuem um poder de compilação, processamento e cruzamento de dados que são uma ferramenta muito poderosa e que pode ser utilizada a favor do bem comum.

    Write a comment
    Open chat
    1
    Olá!
    Como podemos te ajudar?