4 tendências da impressão 3D

1 – Customização em massa

Houve uma grande mudança em relação à demanda por produtos personalizados e sob medida nos últimos anos. E a impressão 3D oferece uma solução para empresas que buscam atender a essa demanda por produtos sob medida.

Essa tecnologia permite que os fabricantes ofereçam produtos personalizados em volumes menores, ao invés de encher o mercado com produtos de design standard. Também tem o potencial de reduzir o desperdício e diminuir os custos de produção, tornando-se uma opção mais sustentável e econômica para as empresas. Além disso, é possível que engenheiros e designers façam alterações e atualizações sutis em seus projetos, se adaptando mais facilmente às necessidades do público.

2 – Materiais recicláveis

É urgente que as indústrias e empresas adotem iniciativas para reduzir seu impacto ambiental. O uso de energia limpa, a redução das emissões de carbono, métodos de produção que minimizem o desperdício e a utilização de materiais recicláveis são ações que podem ser tomadas nesse sentido. 

A impressão 3D também pode contribuir para a sustentabilidade por meio do uso de materiais reciclados. Filamentos e plásticos usados ​​em alguns tipos de impressão 3D são duráveis e biodegradáveis, assim ajudando a reduzir o desperdício de plástico. Também existem vários tipos de materiais reutilizáveis ​​que podem ser utilizados, como o Nylon. Esses materiais permitem a criação de componentes e peças personalizadas e sob medida que atendem às necessidades específicas dos clientes, ao mesmo tempo em que promovem a sustentabilidade.

3 – AI + Impressão 3D

A inteligência artificial (IA) torna-se cada vez mais presente em nossas vidas e é esperado que esse avanço dos algoritmos de machine learning afete todos os setores, incluindo a manufatura.

A impressão 3D e a IA podem ser uma combinação poderosa. A IA pode otimizar e agilizar o processo de design dos objetos impressos, melhorando a eficiência e reduzindo o tempo e os recursos necessários.

Por exemplo, a IA pode analisar o design de um produto e sugerir melhorias ou alterações com base em fatores como força, peso e custo. Ela também pode analisar os requisitos exclusivos de um cliente e usar a impressão 3D para produzir um produto que atenda a essas necessidades específicas. Esse processo pode ser fundamental para agilizar a produção de personalizados e assim aumentar sua acessibilidade.

4 – Novos materiais

Acreditamos que em breve, veremos avanços em materiais de impressão 3D como resultado da colaboração entre pesquisa e desenvolvimento, ciência de materiais, tecnologia e produção. Esses novos materiais não são apenas inovadores, mas também adequados para diversos tipos de aplicação.

Um exemplo já utilizado é a impressão de personalizados em Titânio, carro chefe da CPMH. Por ser um material biocompatível, leve e resistente ele é a matéria prima ideal para realizar reconstruções e reabilitações paciente específicas. Há diversos materiais passíveis de serem utilizados na manufatura aditiva dependendo da finalidade do objeto impresso e o céu é o limite quando se trata da pesquisa por novos materiais e sua utilização.

    Write a comment
    Open chat
    1
    Olá!
    Como podemos te ajudar?