Teste FEA – Caminho para a produção de dispositivos médicos eficientes e seguros

Promover a qualidade de vida é mais do que oferecer soluções viáveis e elaboradas, estas  devem ser seguras, já que o propósito é fazer o indivíduo se sentir melhor, em todos os aspectos, desde a saúde mental à saúde física e, com isso, poder aproveitar as experiências que a vida proporciona. 

Para garantir que todos os produtos sejam fabricados com segurança e qualidade, a CPMH adotou diversas práticas que asseguram os resultados necessários. Uma dessas práticas é a utilização dos Teste FEA.

O teste FEA, ou Análise de Elementos Finitos, é uma técnica matemática usada para a modelagem de uma estrutura complexa e para análise de pontos de tensão ou fracassos em projetos. O teste é feito em modelos 3D, utilizando softwares específicos. No programa, o modelo 3D é dividido em pequenas partes, chamadas de elementos, que formam uma subdivisão de pequenas partes, chamada de “malha”. A divisão do formato da peça em pequenos elementos permite resolver problemas complexos, ao separá-los em problemas menores e mais simples. Assim, os elementos finitos e suas inter-relações podem ser avaliados com o propósito de validação do projeto ou de gerar um redesign ágil. 

O método permite verificar o desempenho do produto com relação às características físicas, tais como a durabilidade, a resistência e a rigidez. Além disso, o FEA permite que façamos análises térmicas, acústicas, dinâmicas, eletromagnéticas e de fluídos. Essas análises podem ser feitas separadas, testando só uma das características do produto, ou em conjunto, simulando fielmente o comportamento da estrutura em aplicações reais. 

Piccioni diz que a origem desse recurso ocorreu no final do século XVIII, mas a aplicação só se tornou possível com o advento dos computadores, facilitando a resolução das equações algébricas. O método de elementos finitos pode ser utilizado em diversas áreas, como por exemplo, em diversos trabalhos odontológicos que focam em análises de comportamentos mecânicos. 

Como se sabe, o teste só é viável com a utilização de computadores, pois os cálculos matemáticos são complexos e necessitam de precisão para que o objetivo seja alcançado. É realizada uma simulação computacional que possibilita testes e análises detectarem problemas em produtos que ainda não foram fabricados, permitindo, assim, uma fabricação eficiente, que atende a todos os critérios de segurança. Como resultado, tem-se um produto que apresenta todas as especificidades do projeto e atende às necessidades reais do fabricante e do usuário. 

Para que as previsões ocorram, as equações matemáticas têm que estar de acordo com a geometria e com o material utilizado. Com isso, é possível verificar como cada pequena parte, os elementos, reagirá em situações reais, destacando pontos críticos de falha. O redesign pode ser feito em tempo real, otimizando o tempo e criando peças mais eficientes.

Todo o processo é só uma das práticas de segurança e qualidade que a CPMH realiza na sua cadeia de produção. A busca por tecnologias inovadoras não anda paralela à segurança! Pelo contrário, inovações seguras permitem que a promoção da qualidade de vida seja ainda mais concreta. A CPMH sabe disso e segue nessa direção.

Que tal conhecer mais sobre os produtos feitos pela CPMH? Aqui no site você encontrará todas as informações que precisa! Se ainda tiver alguma dúvida, pode entrar em contato com a gente pelo nosso Instagram.

 

 

Referências:

A IMPORTÂNCIA da análise de elementos finitos (FEA) para a prevenção de falhar. Engrenar jr. 27 ago. 2019. Disponível em:  https://engrenarjr.com.br/blog/a-importancia-da-analise-de-elementos-finitos-fea-para-a-prevencao-de-falhas-fisicas.

ANÁLISE de Elementos Finitos (FEA). Manufacturingterms.com, [s.d.]. Disponível em: https://www.manufacturingterms.com/Portuguese/Finite-Element-Analysis-(FEA).html.

DELAQUA, V. Aprendendo com a natureza: conheça o projeto do Votu Hotel. Archdaily, 30 jan 2018. 

O QUE é uma análise por elemento finitos? Micro Rio, 16 out. 2018. Disponível em: https://www.microrio.com.br/analise-por-elementos-finitos.html.

PICCIONI, M. A. R. Avaliação da resistência à flexão e determinação das propriedades mecânicas de resinas compostas e suas aplicação no método dos elementos finitos. 2010. Dissertação (Mestrado) – UNESP, Araraquara, 2010.

    Write a comment
    Open chat
    1
    Olá!
    Como podemos te ajudar?