Uma oportunidade de trazer mais precisão à cirurgia ortognática

Planejamento Cirúrgico Virtual

A cirurgia ortognática é um procedimento cirúrgico que tem como finalidade corrigir deformidades dentoesqueléticas, restabelecendo a funcionalidade e a estética da região. Para que esse procedimento ocorra com exatidão, é importante que exista um planejamento pré-operatório, realizando diagnósticos precisos e considerando todos os aspectos anatômicos do paciente. Esse planejamento deve ser passível de reprodução no momento cirúrgico, pois, dessa maneira, o procedimento será realizado com mais cuidado, gerando melhores resultados.

Geralmente, o planejamento cirúrgico é feito no mundo 2D, ou seja, usando exames de imagens tradicionais. Porém, essa não é a única opção atual! Hoje em dia podemos contar com o Planejamento Cirúrgico Virtual!

Com o Planejamento Cirúrgico Virtual o cirurgião tem a possibilidade de visualizar o crânio do paciente em formato digital e em três dimensões, possibilitando uma melhor análise do caso. Ainda, o cirurgião pode simular a cirurgia pelo computador, visualizando todos os passos e entendendo como o processo será reproduzido no ambiente cirúrgico. Além disso, as informações pré-operatórias podem ser revisadas com maior facilidade e rapidez.
De acordo com o artigo A utilização de tecnologias virtuais no planejamento de cirurgias ortognáticas, publicado na Revista PubSaúde, estudos demonstraram que só é possível perceber, com segurança, a presença de colisões ósseas por meio do planejamento virtual e que, mediante a sobreposição de tomografias pós-operatórias, foi constatado que o método 3D apresenta um alto grau de exatidão e precisão.
Além disso, para reduzir o tempo cirúrgico e indicar a posição exata dos segmentos ósseos, são utilizados os guias cirúrgicos, os quais são fabricados utilizando o CAD/CAM, que é um sistema capaz de reproduzir os guias cirúrgicos feitos no ambiente virtual no ambiente real. Esses guias são produzidos por meio de impressões 3D, ou seja, eles são totalmente personalizados para a anatomia do paciente.

Em resumo, o Planejamento Cirúrgico Virtual proporciona:

Redução do tempo de trabalho durante o planejamento pré-operatório e durante a execução do procedimento;
Melhor precisão no diagnóstico e no plano de tratamento;
Agilidade na revisão do plano cirúrgico;
Confecção de guias e implantes personalizados.

Optar pelo Planejamento Cirúrgico Virtual é escolher por precisão e exclusividade! Além do planejamento em si, toda a estrutura do implante é feita de maneira personalizada para o caso do paciente, facilitando o procedimento e melhorando a qualidade de vida do indivíduo.

A seguir, o Dr. Júlio Bisinotto, que é um cirurgião Bucomaxilofacial, fala um pouco sobre como é a experiência de realizar um planejamento cirúrgico em parceria com a CPMH. Veja:

Para que fique um pouco mais claro, entenda, por meio de um diagrama, como é o fluxo que a CPMH segue:

ENVIO DA TOMOGRAFIA
DESIGN DA ESTRUTURA
VALIDAÇÃO DO PROFISSIONAL
PRODUÇÃO DO MATERIAL

Espero que tenha se interessado por essa nova oportunidade para tornar seus planejamentos, e seus serviços, ainda mais exclusivos e precisos.

Nós estamos prontos para te ajudar! Acesse o link e inicie o processo do Planejamento Cirúrgico Virtual. Temos certeza que podemos ajudar.

REFERÊNCIAS

  1. Silva, L. M. A. et. al. A utilização de tecnologias virtuais no planejamento de cirurgias ortognáticas. PubSaúde, Paraná, v. 3, jun. 2020.
    Write a comment
    Open chat
    1
    Olá!
    Como podemos te ajudar?