Você sabia que o metaverso já faz parte da sua realidade? Hologramas, tratamentos inovadores e games 3D fazem parte do universo no qual estamos mergulhando. Ainda que recente, muitos estudiosos concordam que o novo mundo consiste na combinação de Realidade Virtual, Realidade Aumentada ou Mista e Holografia. Continue sua leitura com a CPMH e entenda mais sobre o futuro.

A ideia é que na nova realidade virtual as pessoas podem fazer exatamente tudo que fazem em suas vidas cotidianas: trabalhar, comer, socializar, etc e, diferentemente do que acontece nos jogos online, receber dinheiro por isso.

O termo já existe há um tempo mas ganhou maior relevância desde que Mark Zuckerberg anunciou seus interesses por tornar seus usuários parte ativa do mundo virtual. Seus anseios foram tão fortes que, em Outubro de 2021, mudou o nome do Facebook para Meta.

Tecnologia já utilizada

Ainda que a criação do Meta tenha dado a entender que a realidade virtual é algo recente, algumas empresas já utilizam combinações do metaverso. A Microsoft, por exemplo, utiliza a plataforma Mesh para misturar as duas realidades com reuniões digitais e avatares. Psiquiatras já conseguem tratar fobias com óculos de Realidade Virtual.

Bloomberg Intelligence, a divisão de pesquisa da Bloomberg, chegou a uma estimativa interessante para aqueles que querem embarcar nessa tecnologia: o mercado pode chegar a US$ 800 bilhões (R$ 4,5 trilhões) em 2024.

Qual é a relação do Metaverso com as Cryptomoedas?

A nova realidade pode ter uma economia própria e, como já dito, é o que a difere de jogos online. Quando a realidade aumentada é monetizada, torna-se atrativo tanto pela experiência de viver virtualmente quanto pela possibilidade de ganhar dinheiro.

Para que a economia seja própria, são necessárias algumas tecnologias como Cryptos, Blockchains e NFTs. De acordo com o InfoMoney, os Blockchains consistem em registros imutáveis e os NFTs são registros e negociações virtuais.

Já as Cryptomoedas são os meios de troca.

Metaverso
Metaverso created by rawpixel.com – www.freepik.com

O que podemos esperar do Metaverso na área da saúde

No Brasil, associa-se que o metaverso será mais presente na saúde com o avanço do 5g, principalmente em relação a consultas e cursos em realidade aumentadas. Além disso, a Realidade Médica Estendida – que já existe – permite:

  • Mapeamento não invasivo para visualização de veias e vasos sanguíneos;
  • Planejamento virtual com óculos 3D e hologramas;
  • Exames em tempo real.

Vários exames e planejamentos já foram implementados, principalmente, no Estado de São Paulo.

A questão é: o futuro está cada vez mais próximo e você está preparado?

    Write a comment
    Open chat
    1
    Olá!
    Como podemos te ajudar?