Materiais para combate do COVID19

Que matérias primas para impressoras 3D são adequadas para uso durante a pandemia do COVID-19?

Impressoras FFF/ FDM (Filamento)

PLA- O PLA é um termoplástico biodegradável e com uma alta rigidez mecânica, melhor fundição entre camadas e é até mais rígido que o famoso ABS. Caso for imprimir protetores faciais para os profissionais da saúde, é importante saber que a sua impressora possivelmente vai imprimir peças por muitas horas, o que obviamente traz desgaste para o seu hardware. O PLA pode imprimir entre 190-230 graus, sendo o recomendado 200-215 graus. Isso é uma temperatura relativamente baixa para a impressão 3D e o PLA não precisa de mesa aquecida, o que gera menor desgaste no seu equipamento 3D. Também tem pouco ou quase zero distorção durante a impressão em comparação ao ABS, e o que não pode ser enviado para esses profissionais são peças distorcidas que podem gerar desconforto, sem mencionar o retrabalho de reimpressão. Como é biodegradável, as peças usadas durantes a crise irão para o descarte, o que significa que o PLA não representará um impacto ambiental a nível dos demais termoplásticos que são utilizados na impressão 3D.

PETG- PETG também é um termoplástico de baixa temperatura de extrusão, sendo estre entre 220-245 graus. No caso do PETG, é recomendado usar uma mesa aquecida a 60 graus. O PETG é um termoplástico (não biodegradável) que é bem utilizado na indústria de alimentos e médico para embalagens. PETG é mais flexível que ambos ABS e PLA, e também apresenta uma boa aderência entre camadas. Um exemplo seria que esses protetores faciais serão ajustados e manipulados em vários momentos, é aí que a flexibilidade do material pode ajudar em manter a peça impressa estruturalmente estável, além do que o PETG tem uma maior durabilidade contra luz UV e efeitos do clima externo.

ABS- O ABS é bem conhecido no mundo da manufatura aditiva. Tem ótimas propriedades mecânicas desejáveis. ABS tem uma boa relação entre rigidez e flexibilidade e uma boa resistência a temperatura. Nesse caso, para extrusar o material, precisa de temperaturas entre 220-265 graus. Recomendamos 245-250 graus. ABS precisa de um local fechado para não haver alteração em temperatura que pode ocasionar distorções, peça descoladas da mesa de impressão e até delaminação. Uma mesa aquecida a 60-100 graus também é ideal para ter sucesso com esse termoplástico. Devido ao fato que a impressão de ABS libera mais vapores tóxicos, se a impressão for realizada dentro do domicílio, levar esses pontos em consideração. 

Dicas de Fatiamento – Gostamos muito do fatiador gratuito Cura (disponível para baixar online via o site da Ultimaker) para o preparo de impressões. Segue abaixo um guia para auxiliar nos parâmetros.

Fontes disponíveis em:
https://my3dmatter.com/are-improved-pla-and-abs-filaments-truly-better/

https://hackaday.io/project/12687-hospital-makerspace-initiative/log/42643-3d-printing-sterilizing-pla-plastic-for-medical-use

https://athorbot.com/blogs/technical-paper/25-best-types-of-3d-printer-filament-comparison-charts-5-25

    Write a comment
    Open chat
    1
    Olá!
    Como podemos te ajudar?