EnglishEspañolPortuguês

IMPLANTES CRANIOMAXILOFACIAIS IMPRESSOS 3D

IMPLANTES CRANIOMAXILOFACIAIS IMPRESSOS 3D
Casos de alta complexidade se beneficiam significativamente do uso de implantes virtualmente planejados

De cirurgia facial reconstrutiva complexa a cirurgia de trauma, os avanços na impressão 3D aplicada à área da saúde promovem um aumento no número de cirurgiões progressistas que encomendam implantes paciente-específicos ou sob medida impressos em 3D de metal e dispositivos auxiliares de perfuração e osteotomia para procedimentos complexos

COMO FUNCIONA A IMPRESSÃO 3D DE DISPOSITIVOS MÉDICOS?

A partir de exames imagiológicos de alta resolução do paciente, uma reconstrução tridimensional da região craniana e da face é realizada por meio de softwares médicos específicos. Nesses softwares, pode-se estudar minuciosamente a parte afetada. 

Com esse estudo, pode-se ter uma previsão das dificuldades que serão encontradas e qual a melhor abordagem possível. Assim, com o auxílio da equipe técnica de engenharia, o cirurgião define os critérios e posicionamento dos componentes no caso dos implantes paciente-específicos e todos os aspectos de um implante sob medida, como a espessura e contorno. Esse processo é conhecido como Planejamento Cirúrgico Virtual, já que nele há uma simulação do alocamento desses implantes no paciente, e é nesse passo também em que são projetados os dispositivos auxiliares de osteotomias ou perfurações, essenciais para garantir a acurácia do encaixe da prótese no paciente da forma planejada.

Quando esse implante fica pronto no planejamento cirúrgico virtual, um arquivo em formato .STL é gerado, e nele contém todas as informações de espessura, textura, tamanho e contorno necessários para fabricação do implante planejado. Esse arquivo pode, então, ser lido por máquinas de tecnologia 3D, sendo fabricados exatamente como planejados.

POR QUE OS IMPLANTES PERSONALIZADOS SÃO PREFERÍVEIS?
  • Cada paciente é diferente e cada solução deve ser personalizada para aquele paciente específico, permitindo melhor ajuste e conforto;
  • Com o uso dos dispositivos auxiliares e o implante personalizado, ganha-se tempo de trans-operatório;
  • Em casos complexos de reconstrução, o uso de implantes personalizados assegura resultados eficazes, seguros e duradouros.
QUERO QUE O IMPLANTE IMPRESSO SEJA EM TITÂNIO. É POSSÍVEL?

Sim. A tecnologia de manufatura aditiva (impressão 3D) atual é tão evoluída que se consegue imprimir titânio. Não entraremos em termos técnicos, mas atualmente o processo de sinterização (processo de fabricação de formas sólidas a partir de um pó) de titânio é possível em sistemas de manufatura aditiva avançados. E o que isso quer dizer? Significa que muitos benefícios são conseguidos com o uso de impressoras 3D na fabricação de implantes médicos:

  • Projetado diretamente dos dados exames imagiológicos do paciente;
  • Permite posicionamento e fixação precisos;
  • Ideal para procedimentos complexos, já que os implantes não precisarão ser ajustados no processo cirúrgico.

Além disso, o uso da impressão 3D para dispositivos médicos garante Maior liberdade de design – a MA diminui as muitas restrições de design para manufatura, permitindo que novos recursos sejam projetados para beneficiar pacientes e cirurgiões, e que formas mais orgânicas, ou seja, mais próximas à anatomia humana, sejam alcançadas. 

Oferecer ao paciente e ao cirurgião soluções tecnológicas e eficazes é o objetivo da CPMH, e por isso estamos sempre investindo em tecnologias de ponta.

    Write a comment
    Open chat
    1
    Olá!
    Como podemos te ajudar?