Implante de espinha nasal para a correção de assimetria possibilita correção do nariz durante Cirurgia Ortognática

 

A Cirurgia Ortognática é um procedimento estético-funcional que corrige alterações de crescimento no maxilar (anomalias dentofaciais). Estas anomalias podem causar uma série de distúrbios, como problemas na mordida, articulações, respiração além de problemas estéticos. Através do procedimento é possível recuperar a função mastigatória bem como a harmonia facial.

Já a Rinoplastia, procedimento bem mais conhecido, é uma cirurgia plástica que tem por objetivo mudar o formato do nariz do(a) paciente, proporcionando assim uma melhora estética e/ou funcional uma vez que o procedimento possibilita uma melhora na respiração.

No artigo em questão, os dois procedimentos foram realizados simultaneamente e com o uso de um implante de espinha nasal para a correção da assimetria do nariz. O implante foi feito em PEEK (polieteretercetona), um polímero termoplástico biocompatível feito sob medida e impresso através de uma impressora 3D.

Ao final do procedimento o cirurgião e o paciente ficaram bastante satisfeitos. Foi possível concluir que o uso de próteses nasais projetadas virtualmente e impressas em 3D pode ser um método eficaz de apoio a Rinoplastias feitas simultaneamente a Cirurgias Ortognáticas,  impedindo desvios na ponta do nariz ou assimetrias nas narinas.

Confira a nota técnica em: https://doi.org/10.1016/j.jormas.2022.02.016

    Write a comment
    Open chat
    1
    Olá!
    Como podemos te ajudar?