Smartmolds faciais em PMMA: harmonização e correções estéticas

Você sabia que o PMMA, material biocompatível utilizado para reconstruções, também pode ser utilizados para correções estéticas?

Falamos constantemente a respeito das possíveis aplicações e diversos usos de materiais biocompatíveis no tratamento e correção de deformidades, patologias e fraturas, certo? Contudo, vocês sabiam que materiais como o PMMA vêm sendo aplicados de maneiras cada vez mais diversa, inclusive em procedimentos estéticos para harmonizações faciais ou correções anatômicas?

Por possuir alta biocompatibilidade e reduzir significativamente as complicações associadas ao uso de enxertos autólogos, como a falta de uniformidade nos resultados obtidos e alta morbidade, próteses faciais personalizadas de PMMA (os Smartmolds faciais) se tornam uma excelente solução estética!

Mas… Como assim?

Um pouco de história

Após os longos anos de estudos preliminares, que começaram ainda na década de 50, e posterior aplicação para enxertos, reconstruções do crânio, quadril e de regiões da face, o PMMA passou a ser utilizado na área de cirurgias plásticas como técnica minimamente invasiva, muitas vezes tornando o processo cirúrgico em si desnecessário, sendo substituído por procedimentos ambulatoriais.

Um estudo realizado ainda em 2003 já apontava as diferentes técnicas de correções estéticas que estavam sendo realizadas com o auxílio do PMMA em regiões da face, zigoma e do nariz, onde pacientes e doutores identificaram diferenças significativas, como a necessidade de:

  • aumento da projeção da região frontal;
  • correção de deformidades no dorso nasal;
  • assimetrias em geral;
  • harmonização facial.

À época, a taxa de complicação já era considerada baixa, sendo igual a 0.08% de acordo com os questionários respondidos pelos pacientes que foram submetidos a procedimentos estéticos com o PMMA. 

Tá, mas qual a diferença entre implantes com o PMMA e os Smartmolds?

Smartmolds Faciais em PMMA

Muitas! Além de todos os benefícios do PMMA, os Smartmolds Faciais apresentam vantagens únicas e muito significativas! Para começar:

  • O Smartmold é uma prótese fixa, o que significa que não promove reabsorção óssea, como é comumente observado em próteses de silicones nas regiões craniofaciais. 
  • Por ser uma prótese fixa, não há necessidade de retorno recorrente ao consultório, como é normal em outras técnicas corretivas.
  • Podem ser utilizados para correções anatômicas nas regiões paranasal, mandíbula, mento e malar.
  • Além disso, é um produto personalizado com tecnologia de planejamento cirúrgico virtual, ou seja: é um produto personalizado e pensado especificamente para você!

Agora que você já sabe tudo sobre os Smartmolds, é importante dizer que os cuidados que devem ser tomados nos procedimentos são os mesmos observados em outros tipos de procedimentos em pacientes: devem ser feitos por cirurgiões especializados, com material certificado pelos órgãos reguladores para uso específico em pacientes e em ambientes adequados.

As opções trazidas pelo planejamento 3D, com as possibilidades do paralelismo facial, se associam ao uso do PMMA como ferramentas poderosas para potencializar os resultados nos pacientes.

Saiba mais informações

Webinário completo sobre Implantes faciais permanentes e customizados

    Open chat
    1
    Olá!
    Como podemos te ajudar?